Elas.




Finalmente, depois de adquirir - com o bolso doendo até agora - uma versão linda, bem traduzida e decente de Mrs Dalloway, aqui vai uma lista mental de personagens mulheres encantadoras da literatura, que já fui /quero ser / hei de ser / me identifiquei.

1 - Personagens de livros de fantasia não entram na lista, gosto de alguns, mas, não sou fã incondicional do gênero, então esqueçam a Éowyn, Hermione e as moças do Game of Thrones, que entram em outra lista.

2 - Vou ficar devendo a Emma Bovary, porque sempre coloco o Flaubert na lista dos "tenho que ler" e sempre esqueço (me julguem).

3 - Apesar do meu nome verdadeiro ser de uma heroína da literatura (Lucíola), não curto os livros do José de Alencar, só um, que tá na lista:


Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito - Jane Austen)
Lux Lisbon (As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides)
Cecilia Lisbon (As Virgens Suicidas - Jeffrey Eugenides)
Clarissa Dalloway (Mrs Dalloway - Virginia Woolf)
Catherine Earnshaw (O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë)
Macabéa (A Hora da Estrela - Clarice Lispector)
Medeia (Medeia - Eurípedes)
Anna Karenina (Anna Kerenina - Tolstói)
Lolita (Lolita - Vladimir Nabokov)
Capitu (Dom Casmurro - Machado de Assis)
Briony Tallis (Reparação - Ian McEwan)
Catarina (Ps.: só na fase megera. A Megera Domada - Willian Shakespeare)
"Menina adolescente" (Ps.: Ela não tem nome. A Cor do Azul - Jane Tutikian)
Marília (Lília) (A Ladeira da Saudade - Ganymedes José)
Carrie (Carrie, A Estranha - Stephen King)
Irina McGovern (O Mundo Pós-Aniversário - Lionel Shriver)
Eva Katchadourian (Precisamos Falar Sobre o Kevin - Lionel Shriver)
Julieta Capuleto (Romeu e Julieta - Willian Shakespeare)
Julieta (Pessoas Como Nós - Margarida Rebelo Pinto)
Aurélia Camargo (Senhora - José de Alencar)
Teresa (A Insustentável Leveza do Ser - Milan Kundera)


Pra quem não conhece essas adoráveis criaturas, tá recomendadíssima a leitura. São tão "vivas" que transpassaram as páginas e se transformaram em pessoas reais, em algumas, vejo muito de mim mesma, inclusive.

Pensando numa lista de "personagens masculinos da literatura, por quem já me apaixonei" Mas, fica pra próxima (Hello, mr. Darcy!).


3 comentários:

Edmar Teixeira Souza disse...

Gostei!

Principalmente de Anna Karenina (Tolstói é foda), Macabéa, Lolita e Carrie.

Eu tenho poucos personagens 'já fui /quero ser / hei de ser / me identifiquei' eis eles:

- Mersault (O Estrangeiro - Albert Camus);
- Brás Cubas (Memória Póstumas de Brás Cubas);
- Nick Belane (Pulp - Charles Bukowski);
- Tertuliano Máximo Afonso (O Homem Duplicado - José Saramago);
- Caim (Caim - José Saramago);
- Yorick Brown (Brian K. Vaughan - O Último Homem)

Esse último é de uma Graphic Novel e como a galera considera Crepúsculo literatura...

Continua escrevendo, porque é muito legal ver que existem mulheres que leem literatura clássica ainda!

Luci. disse...

Bukowski
Bêbado
rs

Edmar Teixeira Souza disse...

Pois é... Queria ser algum dos personagens dele de vez em quando...
Rsrsrs