Beatlemania!




Assim como disseram no site do Omelete, é meio estranho que alguém não tenha tido essa idéia antes. Across The Universe é um musical bacaninha, como um video-clipe gigante, com uma fotografia impecável e roteiro meio bobinho. Mas o que deixa a coisa mais interessante, é que a história inteira é contada através de músicas dos Beatles.

Já me conquistou na primeira cena. Quando o personagem Jude canta "Girl" e a música entra em fade com "Helter Skelter". E assim vai, você vai cantando junto e tentando reparar nos detalhes entre uma ou outra cena, que fazem referência aos quatro eternos garotos de Liverpool. Talvez alguém que não seja tão fã assim, ache o musical meio longo, mas qualquer um que se ache meio beatlemaníaco acaba se contagiando, querendo ver de novo, e de novo, como se fosse um disco favorito.

Curiosidades sobre Across The Universe (Algumas eu notei sozinha, outras pesquisei por aí, hehe):

- Os nomes de todos os personagens - assim como o título do filme - foram retirados de canções dos Beatles;

- Jude e Max são grandes companheiros tipo Paul e Jonh;

- A vizinhança de Jude em Liverpool lembra muito aquela que aparece no clipe "Free as a Bird";

- Jim Sturgees (Jude) lembra o jovem Paul fisicamente;

- Joe Cocker e Bono em participações especiais;

- O personagem JoJo é uma referência a Jimi Hendrix, enquanto que Sadie é uma referência a Janis Joplin;

- Durante a canção "With a Little Help From My Friends" pode ser visto um grande pôster da atriz Brigitte Bardot. Trata-se de uma referência à conhecida obsessão que John Lennon tinha pela atriz;

- A cena em que Jude corta a maçã (Referência a "Apple" - gravadora dos Beatles)

- A última cena (show em cima do prédio) é uma referência ao último show dos Beatles (Em cima do Terraço da Apple - 1969.)

- 90% das canções foram gravadas ao vivo nos sets de filmagens, sem qualquer dublagem feita em estúdio durante a pós-produção.

Um comentário:

Chantinon disse...

Eu até gosto dos Beatles, mas de uma obra tão grande nunca consegui salvar muita coisa, por outro lado, as que eu gosto, gosto demais.

Cadê seu last.fm? Torna isso público...

Ah! Post-rock ou qualquer coisa... eu nem gosto de rotular, é meio um rock progressivo modernoso.
Se não ouviu ainda... corra... God is an astronault, e a melhor banda atualmente nesse estilo (Que eu acho até diferente das demais: Mogwai, sigur ros, mum, toe, etc)